sábado, 19 de março de 2016

Fatores históricos da obesidade

A obesidade ao longo da história



Os gregos foram a primeira civilização a reconhecer a obesidade enquanto transtorno de saúde . Hipócrates escreveu que "a corpulência não só é uma doença, como é o prenúncio de outras". O cirurgião indiano Sushruta (século VI a.C. associou a obesidade à diabetes e às doenças cardiovasculares , recomendando a cura através de exercício físico.

Ao longo de grande parte da História, a humanidade lutou continuamente contra a escassez de alimentos . Eis a razão pela qual a obesidade foi considerada em vários períodos um sinal de prosperidade e riqueza .

A obesidade foi particularmente comum entre as elites europeias durante a Idade Média e o Renascimento e nas civilizações do oriente asiático . Durante a revolução industrial constatou-se que o poder econômico e militar dos países está intimamente relacionado com a força e o tamanho do corpo dos seus trabalhadores e soldados.
O crescimento do IMC médio entre a população, desde o que hoje se considera um peso inferior ao normal até ao que agora se considera peso normal, contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento das sociedades industrializadas.
Ao longo de todo o século XIX, a média de altura e de peso entre a população do mundo ocidental aumentou de forma significativa.
No século XX, à medida que a população ia atingindo o seu potencial genético em termos de altura, o peso começou a aumentar de forma superior à altura, tendo como consequência o aumento da prevalência de obesidade .
No pós-guerra, o aumento de prosperidade nos países desenvolvidos fez com que a taxa de mortalidade infantil diminuísse. No entanto, à medida que o índice de massa corporal aumentou, as doenças renais e cardiovasculares foram-se tornando cada vez mais comuns .

Na cultura ocidental contemporânea, o excesso de peso é muitas vezes visto como pouco atrativo e a obesidade está associada a diversos estereótipos negativos. Em qualquer idade, as pessoas obesas enfrentam estigma social e podem ser alvo de bullying, preconceito e discriminação. No entanto, em diversas regiões africanas a obesidade ainda é vista como sinal de riqueza e bem-estar .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER

MULHER
PLUS SIZE

Mulher Plus Size

Mulher Plus Size
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...