domingo, 27 de março de 2016

O mito dos alimentos diet no auxílio à perda de peso

Nem sempre basta ser diet para que um alimento auxilie na perda de peso . Há outros fatores a serem observados .


Resultado de imagem para diet e lightAlimento DIET é aquele formulado para atender dietas com necessidades especiais e que exijam restrição de algum nutriente, como açúcar, gordura, carboidrato, sódio, glúten, entre outros. Para um produto ser considerado DIET , deve ser retirado 100% de pelo menos um dos ingredientes presentes na composição de um produto convencional.
Eles chamados também de produtos ZERO ; zero açúcar , zero sódio , zero gordura e etc. .

No entanto , há de se atentar para o fato de que a eliminação de determinado nutriente num produto , pode acarretar no aumento de um ou outros nutrientes , podendo , assim , causar prejuízos à outras áreas do organismo .

O chocolate é um bom exemplo de como a exclusão de um nutriente pode ser bem negativa . Em sua forma convencional , os principais ingredientes do chocolate são açúcares e gorduras , já no chocolate diet , o açúcar é retirado, deixando a gordura como ingrediente principal e aumentando as calorias do produto . Considerando que gorduras têm mais calorias que os açúcares , fica fácil perceber que o fato do produto ser diet não o torna menos calóricos nem mais saudável .

 diet e lightVale observar , também , que mesmo quando há redução de calorias , como há nos alimentos light , ele tende a ser mais leve e de sabor mais suave , assim , a mente e o organismo costumam buscar por uma quantidade maior desse alimento , podendo levar à uma ingestão igual ou maior que a do produto convencional .
Assim , se o objetivo é a perda de peso , de nada será válido eliminar um nutriente ou reduzir calorias , se for para compensar a perda com uma ingestão de impacto semelhante ou aumentado .
Os alimentos ricos em fibras integrais são os mais indicados para a saciedade e bom funcionamento intestinal .

O importante é considerar as necessidades específicas do consumidor e avaliar atentamente o custo e benefício do que se consume, pois , nem tudo é válido para todos . Contando sempre com a orientação de um profissional de saúde .

Fontes da pesquisa:
anutricionista.com
www.einstein.br

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER

MULHER
PLUS SIZE

Mulher Plus Size

Mulher Plus Size
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...