sábado, 19 de março de 2016

O que é a obesidade

Para combater , é preciso conhecer o problema.

Já é sabido que a obesidade afeta a muitos , acarretando em problemas de saúde física e emocional .
E, em uma sociedade que super valoriza a aparência física e limita os espaços , estar acima do peso  se reflete em limitações que alcançam o convívio social , profissional e até mesmo familiar . 
Embora saibamos disso , ainda há muito a conhecer sobre esse inimigo sorrateiro , que se aproxima , se instala e prejudica a vida dos que se encontram nessa condição de saúde . 
Comecemos , então , vendo o básico sobre obesidade . 

O que é a obesidade


 obesidade
Obesidade é uma condição médica na qual se verifica acumulação de tecido adiposo em excesso ao ponto de poder ter impacto negativo na saúde, o que leva à redução da esperança de vida e/ou aumento dos problemas de saúde.
 A maior parte dos casos de obesidade se devem à ingestão de alimentos energéticos em excesso combinada com a ausência de exercício físico. Uma pequena parte dos casos de obesidade deve-se às condições genéticas, transtornos psiquiátricos ou razões médicas.
As evidências que apoiem a perspetiva de que algumas pessoas obesas comem pouco mas ganham peso devido a um metabolismo lento são limitadas. No geral, as pessoas obesas consomem mais energia do que as restantes devido às necessidades energéticas para sustentar a maior massa corporal.

Uma pessoa é considerada obesa quando o seu índice de massa corporal (IMC) é superior a 30 kg/m2. 
Em crianças, o peso considerado saudável varia em função da idade e do sexo. A obesidade em crianças e adolescentes não é definida em função de um número absoluto, mas sim por um percentil . Assim, uma criança com idade superior a dois anos é considerada obesa quando o seu IMC é igual ou superior a 95 para o seu sexo e idade. Da mesma forma, considera-se que uma criança tem excesso de peso (pré-obesidade) quando o seu IMC está entre 85 e 95 .

Causas da obesidade


descanso O estilo de vida sedentário desempenha um papel significativo na obesidade.
 A OMS verifica que entre a população mundial há um declínio considerável nas atividades recreativas ativas e que, atualmente . Isso deve-se à tendência de evolução para condições de trabalho que exigem cada vez menos esforço físico, ao aumento da utilização de transportes mecanizados e ao maior uso de tecnologias nas  residências . No caso das crianças, o declínio na quantidade de atividade física deve-se também à diminuição na quantidade de percursos feitos a pé e à inexistência de educação física .
A medida em que cai a prática de atividade física , sobre o consumo de alimentos industrializados , hipercalóricos , esta péssima combinação resulta nos crescentes números de obesos encontrados na população mundial .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER

MULHER
PLUS SIZE

Mulher Plus Size

Mulher Plus Size
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...